1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
Last Update:
General update: 18-05-2022 13:29

Espalhe por ai:

FacebookTwitterYoutubeLinkedin

Diversão e homenagem marcam inauguração de espaço de lazer em Santos

Música, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e uma bela homenagem marcaram a inauguração do Recanto Dona Paixão, na Vila Sapo (Ponta da Praia), em Santos. Revitalizado a pedido da população, o espaço foi colocado à disposição do público neste sábado (6).

 

O equipamento foi instalado num antigo ponto de descarte de lixo irregular. "É uma pequena intervenção que traz um grande resgate social. São essas coisas mínimas que a gente faz que trazem mais apoio e qualidade de vida para a comunidade. É uma forma de aproximar cada vez mais a Prefeitura dos munícipes", explicou o secretário de Serviços Públicos (Seserp), Wagner Ramos.

 

ESPAÇO

O espaço, com cerca de 100m², localizado na Rua República do Equador, 149, ganhou área de lazer para os pequenos, mural homenageando antigos moradores e local para adultos com mesa para jogos de tabuleiro e bancos-costela.

 

Uma emenda parlamentar do vereador Zequinha Teixeira, no valor de R$ 20 mil, garantiu a aquisição da casinha do Tarzan, onde as crianças podem se divertir na ponte pênsil que une as duas plataformas (uma delas coberta), no escorregador e na escalada. Esses recursos também possibilitaram a colocação de piso emborrachado sob o brinquedo.

 

Os serviços, realizados pela Seserp sob responsabilidade da Subprefeitura da Zona da Orla e Intermediária (Sup-ZOI), envolveram ainda construção de muros, bueiros, duas mesas com quatro bancos cada; troca de fiação elétrica; instalação de piso emborrachado na área da casinha, lixeiras, nova iluminação e três bancos-costela (com encosto ripado), além de condições de acessibilidade. A delimitação do local é feita com uma bancada em forma da mureta, que é um dos símbolos santistas.  

 

MORADORES APROVARAM A REVITALIZAÇÃO

O auxiliar de manutenção Sidney Caldeira, de 48 anos, não perdeu a festa. Foi com os netos Ana Júlia, 3, e Pedro Henrique, 8. "Ficou maravilhoso, com esse piso e a qualidade dos brinquedos que colocaram. Precisava mesmo de uma atenção porque é um espaço importante para as crianças. A gente precisava ter mais opções de diversão perto delas".

 

Pedro Henrique estava ansioso para brincar com os amigos no futebol de sabão, mas também aprovou a intervenção feita no 'Recanto' . "Melhorou, ficou muito legal. Colocaram um escorregador bem grande pra gente".

 

Quem também passou para ver o novo playground foi a estudante Stephanie Lima, 27. Ela é de Guarujá, mas sempre traz o filho Higor Gabriel, de 2 anos e 7 meses, para brincar no espaço quando visita a irmã, que é moradora do local. "Ficou bem arrumadinho e mais seguro para as crianças brincarem. Antes tinha muita sujeira".

 

HOMENAGEM

O nome "Recanto Dona Paixão" é uma homenagem da Prefeitura e dos moradores da Vila Sapo à moradora mais antiga do bairro, Paixão Fernandes dos Santos. De seus 96 anos, vive há 55 no local, do qual possui imenso carinho. "Única coisa que tenho a fazer é agradecer por morar aqui até hoje, onde sou sempre bem recebida, sempre me dei bem com todo mundo e desejo o bem a todos. Sou muito feliz aqui".

 

O local é parte da história da família Santos. Dos três filhos e inúmeros netos de Paixão, Otilia, de 78, mora no Saboó, mas sempre visita o local onde "se sente à vontade". O filho Rui, de 53, é quem cuida da comunidade como se todos os espaços fossem a própria casa, e por isso ganhou o apelido de "presidente". "É uma comunidade muito boa. Todo mundo é muito respeitador, ainda mais com a minha mãe, que é referência do bairro".

 

VILA SAPO

Ocupada no início dos anos 1960, a Vila Sapo abriga cerca de 70 famílias e está localizada nas proximidades do Mercado de Peixe, próximo a terminais portuários e edifícios residenciais construídos nos últimos anos.

 

Fotos: Carlos Nogueira