1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
Last Update:
General update: 09-09-2021 21:18

Espalhe por ai:

FacebookTwitterYoutubeLinkedin

VEREADOR DEFENDE HUMANIZAR A SAÚDE PÚBLICA

O vereador Ademir Pestana apresentou na primeira sessão do ano, requerimento propondo que a Prefeitura de Santos implante o Programa de Humanização na Saúde. A ideia é inspirada na Política Nacional de Humanização (PNH) que existe desde 2003. Visa efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão.

Na justificativa, o vereador defendeu ser preciso reduzir as filas e o tempo de espera, com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; implementação de modelo de atenção com responsabilização de vínculo. Estabelece ainda garantia dos direitos dos usuários, valorização do trabalho na saúde e gestão participativa nos serviços.

Gestor do Hospital Beneficência Portuguesa, onde implantou com sucesso o Programa de Humanização, ele garante que as mudanças vêm sendo bem aceitas pelos colaboradores e pacientes. Agora, Ademir Pestana quer convencer a Secretaria Municipal de Saúde a fazer o mesmo. “Com os avanços da tecnologia, há necessidade de desenvolver um olhar mais focado e humano para as pessoas que buscam atendimento na área da saúde pública de nossa cidade”, disse.

No documento encaminhado ao Prefeito Rogério Santos, o parlamentar questiona se estão nos planos da Secretaria de Saúde, humanizar a saúde pública do Município, cuja pasta é comandada pelo médico Adriano Catapreta.